Oi, pessoal!
A pergunta que logo me veio à mente quando pensei em escrever algo sobre beleza e saúde foi:
Uma pessoa saudável é mais bonita?
Para obter a resposta a esta questão recorri a algumas pesquisas e ao bom senso.
Claro que nem todas as pessoas bonitas são saudáveis. Hoje existem tantos meios de camuflar defeitos que fica difícil saber se o rosto corado de uma mulher é corado por natureza, ou se ela está usando blush (ainda mais com os opacos, rs); ou como está a aparência das unhas (que pode dar mostras do estado de saúde da pessoa) sendo que a moda é o esmalte de cores fortes ou unhas de silicone; se o cabelo está realmente brilhando e volumoso, ou se está mesclado com megahair, etc.
Outra coisa é esse costume inadequado de associar beleza com magreza extrema. Mas nosso foco aqui não é saber quem é ou quem não é bonito e saudável, mas ver a relação que existe entre beleza e saúde, sempre priorizando a saúde.
A primeira coisa a ser considerada é a singularidade de cada pessoa. Todos somos singulares. Únicos. Na aparência, no caráter e na personalidade. Logicamente existem padrões de beleza impostos pela sociedade. Mas, sem levar em conta as características individuais, seríamos todos clones de um mesmo indivíduo. E mesmo que isso fosse possível, que graça teria? Já pensou: todo mundo com o mesmo nariz, com cabelos lisos, longos e castanhos, com olhos azuis e 1,80m de altura? Bom, já deu prá ver que não seria esse o melhor caminho. É bom saber que temos a nosso favor o bom senso e a ciência. Então, vamos usá-los.
Relação entre o estilo de vida e a saúde
Primeiro, penso que se deve estabelecer o que é mais importante. E o mais importante é aquilo que você coloca dentro de você. Afinal, você é o que você come!!! E eu acrescentaria também: você é o que você bebe!!! E por fim: você é o que você faz com seu corpo.
Estamos cansados de saber que ingerir alimentos ricos em nutrientes, fazer exercícios físicos diariamente, tomar um pouco de sol todo dia, respirar ar puro, beber muita água limpa e tratada, repousar adequadamente, entre outras coisas, contribui imensamente para a nossa saúde.
Agora vamos pensar na relação entre esses hábitos básicos de saúde e a beleza.
A relação é quase intuitiva: Se você beber bastante água, seu corpo será purificado e consequentemente sua pele ficará mais hidratada e bonita, seu intestino e rins funcionarão melhor diminuindo o inchaço e aquela barriguinha proeminente. Se você dormir bem, e o tempo necessário, evitará olheiras, ar cansado no outro dia, e, potencializará tudo de bom que uma boa alimentação proporciona. Dessa maneira você já mata dois coelhos com uma cajadada só! Quer mais? Se tomar um pouco de sol, que seja 15 minutos por dia, sua pele vai reagir bem e ficará mais corada. Se se exercitar um pouco todos os dias, vai eliminar toxinas através do suor, o que também ajuda na aparência da pele e também influenciará no sono, porque estará mais cansada, e por aí vai. Com isso você pode adiar, ou até evitar intervenções estéticas, o que também conta no bolso. E o mais importante de tudo: você vai ter mais qualidade de vida e menos necessidade de medicamentos para males que acompanham uma vida carente de bons hábitos de saúde.
Seguem abaixo algumas dicas de saúde e beleza:
1 - Estabeleça uma meta. Escolha alvos possíveis. Por exemplo, evite querer correr duas horas por dia já de cara. Muito provavelmente você vai dar prá trás;
2 - Estude! Pesquise sobre saúde e procure colocar em prática aquilo que aprender;
3 - Tome muita água pura;
4 - Na medida do possível procure frutas e verduras orgânicas para evitar agrotóxicos e transgênicos, que estão intimamente relacionados com vários tipos de cânceres;
5 - Evite fumar e beber em demasia. Mas de preferência procure eliminar o fumo e o álcool completamente, sem desculpas. Seu corpo, sua pele, seu hálito e seu humor agradecerão!
6 - Durma entre 7 a 10 horas por noite. Programe-se para isto;
7 - Tenha um hobbie;
8 - Faça exames laboratoriais e clínicos regularmente;
9 - Alimente sua mente com aquilo que é bom, aquilo que agrega valor, e tenha fé em Deus;
10 - Respeite seus limites físicos e emocionais;
11 - Evite drogas (medicamentos) ao máximo. Mas não seja radical. Tenha um clínico geral da sua confiança.
12 - Se sentir que precisa de ajuda, não hesite! Procure um psicólogo e em casos mais graves, um psiquiatra. Não deixe que o preconceito atrapalhe seu bem estar.
13 - Se depois de tudo, algum mal lhe acometer, encare-o com fé e coragem, buscando o apoio da família e da sua comunidade!
E o mais importante: ACEITE-SE! Nenhuma pessoa neurótica com a própria aparência é atraente, já notou isso? Eu já! Por isso, ame-se de verdade. Tenha orgulho de seus traços e características físicas. Voce é única. Nao existe ninguém igual a você!
Lembre-se: A AUTOCONFIANCA É PARCEIRA FIEL DA BELEZA!!!!
Um beijão pra você!
Márcia Lessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário